Ballantine’s cria primeiro copo para beber whisky no espaço

Marca desenvolveu e testou o protótipo que permite apreciar a bebida em gravidade zero

Foto: Ballantine's/ Divulgação
Foto: Ballantine’s/ Divulgação

Ballantine’s, o segundo scotch mais vendido no mundo, criou um copo de whisky feito para funcionar no espaço, pensando na próxima geração de apreciadores da bebida. A ideia, baseada no conceito da marca “Stay True”, é que mesmo em um futuro distante os consumidores se mantenham autênticos em suas escolhas – inclusive no seu whisky. Nos últimos 188 anos, a marca inovou a forma como a bebida é feita, e em 2015 está mudando a forma como ela é apreciada, fazendo também uma contribuição genuína para o programa espacial.

A marca incumbiu a criação a um grupo de “empreendedores do espaço” da agência de design Open Space, encabeçada pelo cientista James Parr. Batizado de Ballantine’s Space Glass, o protótipo inaugura uma nova era do turismo espacial, e soluciona o desafio de se beber whisky em um ambiente sem gravidade.  O protótipo foi rigorosamente testado na torre de gravidade zero ZARM, em Bremen, Alemanha, para provar sua funcionalidade em condições similares à realidade fora da Terra.

Segundo James Parr, da Open Space Agency, o protótipo é um divisor de águas para o futuro do whisky. “Nosso desafio era desenvolver um copo que funcionasse nas condições de microgravidade, que é o termo científico para gravidade zero. Era importante que fosse criado um ritual para a forma como você bebe com o Space Glass, alinhado com o que estamos acostumados aqui na Terra – o resultado final é um conjunto de vários rituais, desde a forma como o líquido entra no copo, até o momento de consumir”, diz ele.

Para a experiência ser completa, Sandy Hyslop, Master Blender de Ballantine’s, criou também um lote exclusivo de Ballantine’s para ser apreciado no espaço. O blend foi criado com o propósito de reforçar o sabor característico do whisky e reduzir o impacto que a ausência de gravidade tem sobre o paladar.  Desta forma, a marca quer garantir que o espírito do whisky permaneça autêntico no futuro.

Como no espaço não temos o mesmo senso de olfato e paladar, foi preciso criar um whisky mais robusto em sabor, porém mantendo a assinatura Ballantine’s. Astronautas sentem falta dos sabores da Terra, então reforçar o sabor frutado, forte e floral para esta nova mistura foi uma maneira de garantir que eles possam ter a mesma experiência.

“Temos o prazer em ser a primeira marca de whisky a apoiar o empreendedorismo no espaço com o desenvolvimento do Space Glass”, comentou o diretor global de Ballantine’s, Peter Moore. “Não só o copo é inovador – solucionando questões fundamentais sobre a maneira como os líquidos se movem na gravidade zero – como também é um belo design, tendo o ritual da experiência de se beber whisky em sua essência”, diz ele.

Para conhecer mais do projeto Ballantine’s Space Glass, acesse o site www.ballantinesspaceglass.com, que disponibiliza artigos, acervo de imagens, áudio, ilustrações e GIFs que contam a história do projeto.

Como o Space Glass funciona

Para levar o whisky da garrafa ao copo em ambientes de gravidade zero, foi desenvolvido um mecanismo de carregamento que insere um bico na base do Space Glass.  Mantidos juntos por uma forte ligação magnética, a base do copo libera uma rápida pressão para baixo, permitindo a liberação lenta do whisky por meio de uma válvula unidirecional.

Há uma espécie de clipe, ergonomicamente moldado, para dar ao usuário uma experiência parecida como a de beber em um copo normal. Para apreciar a bebida, basta encostar os lábios nesta superfície, enquanto uma abertura escondida libera o aroma.  O design em forma tubular necessita de uma base de comando espiral banhada a ouro rosa e em forma de abóbada para fornecer o ângulo de tensão na superfície que impulsiona o whisky para o clipe.

A base do copo contém um ímã para mantê-lo apoiado em uma superfície enquanto a espaçonave permanece na gravidade zero. A dimensão capilar de 2mm no copo fornece uma boa quantidade da bebida, ao mesmo tempo que mantém uma tensão para facilitar a sucção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s