Baralhos ilustrados

Os mais antigos registros que se tem notícia sobre a origem das cartas de baralho nos remetem à China. Conta-se que, no século XIII, dois chineses foram presos por praticar jogos de azar. Não se sabe a pena atribuída a eles pelo imperador daquela época, Kublai Khan, e nem os seus nomes, mas sabe-se que os baralhos já existentes não foram destruídos e se tornaram item de colecionador. Infelizmente, aqueles que realmente criaram o baralho morreram sem o devido reconhecimento e ainda foram condenados pelo feito.

Também é uma incógnita a maneira pela qual estas cartas evoluíram e chegaram até a Europa, originando o moderno baralho. Existem muitas lendas e poucas certezas. O fato é que as cartas de baralho caíram no gosto popular e deram origem a uma infinidade de jogos de mesa como buraco, poker, bridge, truco, e tantos outros ao longo da história.

O baralho também faz parte de outros universos. Um deles que quase não é associado às cartas é o dos colecionadores. Os fanáticos por esse hobby não se restringem somente às moedas, selos ou cartões postais. Existem muitos colecionadores de baralhos raros, com as mais variadas formas de arte, inclusive desenhos que recriam personagens e fazem a intersecção de dois mundos imaginários, o das cartas e das histórias.

Encontramos alguns baralhos com artes incríveis que vale a pena conhecer:

Para os fãs de Star Wars, o artista Dilon Henrique criou cartas ilustradas com personagens da saga, em um trabalho de conclusão do curso de Design Gráfico da sua faculdade.

06
Foto: Dilon Henrique/ Reprodução

No projeto do ilustrador francês Jonathan Burton, o baralho é trabalhado com criativas ilustrações e ganha um ar inteligente e surreal.

cards3
Foto: Idea Fixa/ Reprodução
Ace-diamonds_3
Foto: Idea Fixa/ Reprodução

O designer gráfico e ilustrador do Reino Unido, Chris Anderson, fã dos personagens da Pixar, criou o Deluxe Playing Cards Pixar, dois baralhos em estilo retrô, ilustrados com personagens dos seus filmes preferidos.

Baralho-Pixar-1
Foto: Reprodução

E a arte nas cartas segue por aí afora, baralhos com gráficos de Indiana Jones, Harley Davidson, Pin Ups, Atari, Super Mario Bros. (Nintendo), Game of Thrones; outros ilustrados com desenhos de artistas plásticos brasileiros como Athos Bulcão, Romero Britto e pela colombiana Catalina Estrada, entre outros.

enhanced-buzz-3848-1338026211-7
Foto: Buzzfeed/ Reprodução
game-of-thrones
Foto: Reprodução
Baralho-Mario-Nintendo-Cartas-01
Foto: Blog de Brinquedo/ Reprodução
estojo-c-2-baralhos-100-plast-catalina-estrada-amarelo-e-azul-f0f520
Foto: Reprodução

No Brasil, no final de 2013, foi lançado um famoso baralho composto por 54 cartas ilustradas por 54 artistas brasileiros. De forma livre e autoral, a arte fez parte do Projeto 54 da El Cabriton, loja paulistana com diversas formas de arte impressas em camisetas, calendários e outros objetos.

Projeto_54_2-1376x800
Foto: Bruno Miranda/ Reprodução

Vale ressaltar que os baralhos de coleções precisam ser guardados com todo cuidado para evitar que sejam manipulados, pelo seu valor histórico e artístico. A dica é jogar com cartas mais simples ou substituir as cartas pelos jogos online.

Existem vários sites que oferecem diferentes tipos de jogos, como o poker. Neles, os jogadores podem manipular as cartas através do clique do mouse, apostando o valor que desejarem ou jogando de graça, o que é ainda melhor. Mais um motivo para as tão famosas cartas de baralho serem guardadas como objeto especial e serem cuidadas como peças de arte para colecionadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s