Blogueiro recebe estrangeiros em seu sofá através do Couchsurfing

Viajar é sempre uma delícia! Você junta uma grana por um tempo e se programa para escolher os melhores roteiros para ter muita diversão. Mas infelizmente não é nada barato, principalmente se tratando dos custos com hospedagem.

Hoje em dia, existem muitas facilidades, como por exemplo os albergues ou hostels que invadiram o Brasil, e foram as principais saídas encontradas por turistas brasileiros e estrangeiros, na Copa do Mundo. Mas não foi a única!

Tem se popularizado muito pelo mundo, e em especial no Brasil, o Couchsurfing, um termo que pode soar diferente para você. Ele nada mais é do que um serviço de hospedagem com reservas pela internet, e que funciona como uma rede social. Através de perfis pessoais, usuários podem ser anfitriões – quando disponibilizam acomodações em suas próprias residências -, ou hóspedes – que procuram lugares pelo mundo para passar alguns dias. E o melhor disso tudo: é grátis!

Sem título
O blogueiro Rafael Leick. (Foto: Reprodução/ The Way Travel)

Rafael Leick tem 28 anos e é blogueiro do The Way Travel, e já viajou para 18 países. Ele é um desses anfitriões, e conversou com o Cherryouth para explicar melhor sobre essa nova técnica de receber em sua casa, um estrangeiro desconhecido:

“O Couchsurfing é um site de ajuda mútua, e a parte mais interessante disso é as troca de experiências de sempre receber pessoas diferentes em casa”, explica Leick.

Em um período de um ano, Rafael e seu amigo de apartamento, Jhohann Paul, receberam oito pessoas. Entre as nacionalidades, estão alemães, ingleses, venezuelanos e americanos. As pessoas que normalmente ficam hospedadas em sua casa, procuram curtir a noite paulistana em bares e baladas, buscar tranquilidade e ter contato com pessoas de diferentes rotinas, compartilhando momentos de suas próprias vidas.

Leick conta que no início, houve um receio em receber pessoas desconhecidas em casa, por conta da sua segurança. Houveram vezes em que trancou seu quarto, mas depois acostumou com a situação. O site dispõe de avaliações feitas pelos anfitriões e os hóspedes, que podem dizer à outros usuários se a acomodação foi segura e de qualidade.

Sem título
No “Sofá do Rafa”, Leick (à direita) em uma entrevista para a TV Cultura. À esquerda, o turista americano Jacob Vanags. (Foto: Reprodução/ YouTube)

Em seu blog, ele faz entrevistas com turistas que já passaram pelo “Sofá do Rafa“, e que deram suas opiniões sobre a nossa terra e a acomodação na casa de Leick: “O Sofá do Rafa é uma webserie de entrevistas com couchsurfers que estão visitando São Paulo e, além de dar suas impressões da cidade, contam sobre as diferenças e semelhanças com sua cidade-natal”, conta Rafael. O médico alemão Christoph Henning foi o primeiro a contar sobre essa nova experiência de vida. Assista o vídeo:

Criado pelo americano Casey Fenton, o Couchsurfing tem mais de um milhão de membros, em cerca de 180 países pelo mundo: “Crescendo em uma pequena cidade no Maine, cheguei à conclusão de que minhas opções eram limitadas pelo meu ponto de vista e experiências. Eu sabia que para tomar as melhores decisões na vida, eu precisava de mais possibilidades, então comecei a experimentar o máximo que pude. Eu viajei ao redor do mundo em busca do que poderia ajudar à outras pessoas e ampliar seus horizontes”, explica o criador em seu site.

O criador do Couchsurfing, Casey Fenton. (Foto: Reprodução)

Após muitas tentativas de conseguir alcançar seu objetivo e viagens para o Egito e Islândia, surgiu a ideia da técnica de “surfar no sofá”, expressão que traduz o termo Couchsurfing. O site original foi programado em 2003, quando Casey morava no Alasca: “Desde então, o Couchsurfing se tornou a maior comunidade de viagens do mundo, permitindo que milhões de pessoas possam explorar o mundo e aprender sobre o outro”, finaliza Fenton.

Anúncios

Um comentário sobre “Blogueiro recebe estrangeiros em seu sofá através do Couchsurfing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s