Ilustrador Lucas Levitan faz invasões fotográficas no Instagram

Quando somos mais novos, temos um pouco de dificuldade para escolher uma carreira, não é? Médico, engenheiro e advogado são os principais sonhos de muita gente, mas o de cartunista pode aparecer com certa timidez. Bem, no caso do ilustrador Lucas Levitan, veio com um pouco mais de clareza.

Lucaslevitan_Post_apresentation
O ilustrador Lucas Levitan. (Foto: Divulgação/ Lucas Levitan)

O cara tem 36 anos e mora há 7, em Londres. Além de ilustrar, ele faz outras coisas também, e diz que sua ocupação depende do momento em que lhe questionam sobre sua profissão: “Sou ilustrador, artista plástico e film maker. Vivia num eterno conflito em definir uma profissão clara, porém, após anos tentando, nunca tive sucesso em me classificar. Sigo com medo da primeira pergunta quando encontro pessoas pela primeira vez: ‘o que tu faz?’. Minha resposta é vaga e depende de quando ela é feita. Agora ESTOU ilustrador”, explica Levitan.

Mas existe uma coisa que une todas as suas paixões: o desenho.  O pai de Lucas também é cartunista, além de exercer outras coisas, como ele. Integrante de uma legião de amigos, muitos destes frequentavam a sua casa quando era jovem, como Santiago, Edgar Vasques, Canini e Moa.

PAM2004009Z00041-16
“Invasão fotográfica” feita por Lucas Levitan em foto de Martin Parr. (Foto: Divulgação/ Lucas Levitan)

No projeto Photo Invasion que surgiu no Instagram com suas fotos pessoais, Lucas realiza invasões fotográficas ao mesclar detalhes em desenho em imagens reais: “Como parte do exercício, coloquei na minha galeria do Instagram a primeira [invasão fotográfica]: uma privada do banheiro do meu trabalho com um desenho de uma criatura pescando. Mas me diverti tanto em fazer que pensei em começar a usar fotos de amigos e assim começou a brincadeira”, diz Levitan.

Segundo Lucas, o mais divertido do projeto é não começar com uma parede em branco, porque alguém inicia a historia com imagem e ele segue com sua ilustração. A maneira que escolhe a foto depende de como ele se sente no momento e em como a imagem o inspira.

anna_mentzelopoulou
Foto: Divulgação/ Lucas Levitan)
irving-penn-vogue
Foto: Divulgação/ Lucas Levitan)
andrelichtenbergv3
Foto: Lucas Levitan

“Até o momento, fiz umas 70 invasões em fotos de pessoas que sigo e fotógrafos consagrados. Uma das extensões do projeto foi usar meus ídolos da fotografia, como Helmut Newton, Martin Parr e Irning Penn. Foi um desafio intervir em imagens que admiro tanto e cuidar para não ‘estragá-las’, mas acho que o resultado foi interessante, ao menos me diverti ao fazer”.

Entre os seus trabalhos feitos, estão as invasões realizadas em imagens de fotógrafos como Alexandre Severo, Eneida Serrano, e Saulo Ohara. Durante a Copa do Mundo, Levitan foi convidado pelo G1 – portal de notícias da TV Globo – para representar em forma de ilustração sobre fotografias, a visão sobre o mundial através de um brasileiro  residente no exterior.

Anúncios

Um comentário sobre “Ilustrador Lucas Levitan faz invasões fotográficas no Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s