Cartoon Tribute finaliza projeto com 50 ilustrações e muitas homenagens

Sem título

Durante cinquenta dias, o projeto Cartoon Tribute – coletivo com 50 ilustradores brasileiros e fãs das animações produzidas pelos estúdios do Cartoon Network – postou em sua fanpage algumas homenagens aos personagens que marcaram época, entre a década de 1990 e 2000. A página postou a sua última ilustração na tarde de hoje, (14).

cartoon-tribute-vaca-frangoLiderado pelo fluminense Vitor Martins, a proposta do Cartoon Tribute era homenagear os personagens das principais séries exibidas pelo canal. O grande boom das animações da emissora, ocorreu quando a dupla William Hanna e Joseph Barbera criou os estúdios Hanna-Barbera, responsável pela criação de desenhos como Tom & Jerry, Scooby-Doo, Os Flinstones, Os Jetsons e outros títulos. Logo após a morte dos dois, o Cartoon Network assumiu o controle das produções e criou novos projetos, após a aquisição dos estúdios pela Warner.

tumblr_n2zxuxrkcO1tq6xlpo1_1280Os grandes novos gênios das animações: Devid Feiss (criador de A Vaca e o Frango),  Genndy Tartakovsky (responsável por O Laboratório de Dexter), Craig McCracken (em As Meninas Superpoderosas), Van Partible (criador de Johnny Bravo) e Danny Antonucci (de Du, Dudu e Edu), foram homenageados no trabalho de Vitor Martins e os outros ilustradores.

Os personagens ganharam releituras através dos traços de cada artista que o representou, que pode incrementar a personalidade de cada um deles. Coragem – O Cão Covarde ganhou uma textura diferente em um pôster criado por Natsy Alencar. Wandson Rocha deu um pouco de sutileza às Meninas Superpoderosas, e Hent deixou o malvado Ele, ainda mais perverso.

1926932_272923682868609_4591339058824615987_n tumblr_n3pvr86pjQ1tq6xlpo1_1280 tumblr_n3vfn3uE671tq6xlpo1_1280

Colecionando mais de dez mil seguidores em sua fanpage no Facebook, o projeto ainda conta com postagens em seu Tumblr. Vale lembrar também que alguns dos participantes do Cartoon Tribute já estiveram em outros trabalhos na rede, como o Drawingpokes, também uma seleção de personagens, mas com homenagens à primeira temporada de Pokémon, exibido no Cartoon Network. Outro projeto com bastante repercussão foi o Rabiscogram, onde artistas do coletivo e convidados poderiam desenhar seguindo temas predefinidos.

A nova fase do Cartoon Network abandonou alguns elementos que deram muito certo nas décadas passadas. A simplicidade nos traços de desenhos que participaram do tributo, não estão mais presentes nas novas animações do canal, que acredita fielmente na tecnologia.  As crianças que assistem ao canal nos dias de hoje, não puderam aproveitar a programação antiga da emissora, que era liderava no ibope entre os canais infantis.

Entre os desenhos que são exibidos atualmente no Cartoon Network, estão Hora da Aventura, criado por  Pendleton Ward; Ben 10,  franquia criada por Man of Action, que é um grupo formado por Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle; e Apenas um Show, criado por J. G. Quintel.

Anúncios

2 comentários sobre “Cartoon Tribute finaliza projeto com 50 ilustrações e muitas homenagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s