Conheça Gnut, uma criatura azul que descobre o universo, nas mãos de Paulo Crumbim

Por Raphael Ezonne

Na última semana, um amigo me mostrou uma tirinha bem colorida e com um personagem bem diferente do que você já tenha visto. O Gnut, personagem criado pelo desenhista Paulo Crumbim, é uma criatura azul que com sua inocência, vai descobrindo o universo.

O Cherryouth entrevistou o criador, que contou com detalhes a história de Gnut e de onde tira inspiração para compor o seu trabalho: “Tento colocar bastante subtexto na HQ, curiosidade, falta de comunicação, sexo, não deixar claro o bem e o mal ou o certo e o errado, mas como trata-se de uma HQ onde os balões estão escritos na língua de cada criatura, isso abre possibilidades de leituras bem distintas para cada leitor, e isso é bom”.

Inserido em uma atmosfera psicodélica, Crumbim usa de imagens no formato GIF para explorar ainda mais a sensação do leitor de que ele realmente está lidando com criaturas de outro planeta. A forma como o desenhista usa as cores vivas para atrair ainda mais a atenção do público é bem evidente, inclusive o uso de objetos de forma triângular e com poucas curvas.

“‘Sobre a “atmosfera psicodélica’ é algo que estou criando especificamente para essa HQ, aproveitando que estou finalizado digitalmente, uso esse recurso para ajudar na narrativa”, explica Crumbim.

Acesse o “Gnut Comics” e veja a história completa

Gnut nasceu em um projeto mensal na qual Crumbim fazia para o coletivo Pandemônio, do qual faz parte, mas como muitos estavam ocupados para dar continuidade ao projeto, Paulo manteve o personagem na ativa até ganhar um site próprio, e assim é até hoje. A sua grande inspiração foi Jean Giraud (Moebius) com suas HQs mudas.

Paulo Crumbim conta que além de Gnut, ele possui outros projetos em paralelo: “Em quadrinhos, eu faço o Quadrinhos A2 com minha esposa. Trata-se basicamente de HQs auto-biográficas misturada a pandas, zumbis e robô gigante”.

Existe um livro impresso que está a venda no site http://www.gnutcomics.com/ e em algumas livrarias especializadas que estão listadas no próprio site. Com um preço bem acessível, todos podem estar comprando os livros e ajudar a financiar a produção dessas HQs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s