“Gina Indelicada” seria a maior farsa da internet brasileira?

Por Raphael Ezonne

Parece que a Gina Indelicada é um episódio de um sucesso duvidoso nas redes sociais. O Cherryouth fez uma postagem sobre a página, divulgando em primeira mão quem era o criador da personagem que estava recebendo vários compartilhamentos no Facebook, e todos acreditavam que as suas respostas ácidas eram frutos de sua criatividade vasta e brilhante. Mas parece que tudo isso foi um grande erro.

Durante toda a semana, pudemos ver o rostinho de todas as pessoas que estavam por trás das verdadeiras respostas. O que realmente pode ter acontecido e é alvo de acusação de muitos usuários das redes sociais é o seguinte: Ricck Lopes, criador da página, poderia ter pesquisado vários tweets de sucesso utilizando a ferramenta FavStar, que funciona como um aplicativo que exibe a repercussão de uma postagem no microblog. Por sua vez, o rapaz teria utilizado estes tweets sem a prévia autorização dos usuários responsáveis por eles para criar postagens “engraçadas e criativas” na página Gina Indelicada, sem citar nenhum tipo de crédito. Isso gerou grande indignação nas redes sociais.

Em duas semanas, a página Gina Indelicada alcançou a marca de 1,6 milhão de likes no Facebook, um fenômeno na internet brasileira em tão pouco tempo. Ricck Lopes concedeu diversas entrevistas à portais de notícias, e inclusive apareceu no programa online “Legendários”, no R7. Anderson Antunes, que escreve para a Forbes, também deu destaque ao jovem publicitário mineiro de apenas 19 anos. Na matéria, o jornalista compara a repercussão da página ao número de likes que grandes personalidades têm, inferior ao número que “Gina Indelicada” conseguiu.

Expressando a revolta de alguns usuários, apareceu ontem (29) a página “Gina, Kibadora Indelicada”, no Facebook. Para quem não sabe, quando alguém “kiba” alguém, significa que essa pessoa se apodera de algum conteúdo sem a autorização do resposável por ele, assim como está acontecendo com o perfil original. Em entrevista ao Cherryouth, o criador da página que está “denunciando estes kibes”, conta que o que Ricck Lopes está fazendo com os demais usuários do Twitter não é positivo: “[…] Esse tal criador da página começou a lucrar. Alguns dizem que é inveja:  jamais!  O que me motivou a (criar a página “Gina, Kibadora Indelicada) isso  é que, tem gente ficando famoso lá fora às custas dos outros e isso não é legal”.

Acesse a página “Gina, Kibadora Indelicada”

Na internet, parece que ninguém é dono de nada, assim como o conteúdo de áudio de algum artista que reivindica os direitos quando algo é reproduzido indevidamente. Porém, a página “kibadora” mostra imagens comparando tweets antigos com respostas de “Gina Indelicada” há alguns dias atrás.

O criador de “Gina, Kibadora Indelicada” ainda disse que por mais que o conteúdo tenha vindo da internet, ele deve conter o nome de seu responsável: “Não sei, hoje em dia podemos esperar tudo da mídia, mas que acho injusto eu acho. Se for assim, terá que chamar todas as pessoas que criaram esses tweets, porque sendo piada ou não, estando na internet ou não, toda piada tem seu dono. Não falam sobre “As piadas do Ari Toledo, Tom Cavalcante, Zorra Total, A Praça É Nossa?” Podem ser ruins, mas elas vêm de algum lugar, certo?”.

Após saber da polêmica envolvendo o seu nome, Ricck Lopes se defendeu em sua página no Twitter, dizendo não ter culpa do ocorrido: “Eu contratei uma pessoa e ela fez isso. A maioria sem eu saber. Eu cuidei da parte de criação e estratégia”. A página “Gina, Kibadora Indelicada” deu destaque para duas postagens de Ricck Lopes em seu perfil pessoal, uma no início do ano e outra em 2010,  quando ele disse que não era certo a cópia de conteúdo de outra pessoa. Nestas postagens, ele afirmou: “Não sei porque algumas pessoas  fazem tanta questão de querer tomar dos outros o que não pertence à elas. Roubar é feio”. E em outro momento, tweetou: “hahaha Roubaram uma ideia minha! ODEIO quando isso acontece”.

No final da entrevista de “Gina, Kibadora Indelicada”, ela completou: “A internet é um lugar que nem tudo podemos provar que é nosso, o que não significa que não seja. Algumas pessoas dizem que é drama, que são só piadas de internet. Hoje são piadas de internet, amanhã pode ser um projeto em uma empresa, falando bem dramaticamente mesmo. Não custava creditar uma ideia assim como muitos fazem também. Mas as pessoas famintas por fama fazem qualquer coisa pra ganhar um espaço na televisão ou na internet. Ele é um estudante de publicidade, ele é capaz de ter suas próprias ideias sem precisar pegar dos outros”.

A página “Gina Indelicada” não recebe atualizações desde o dia 25 de agosto.

Ricck Lopes, que também é criador de outros perfis de humor como o “Vou Confessar Que”,  não quis conceder entrevista ao blog Cherryouth em nenhuma das duas vezes em que foi procurado. O blog se mantém aberto caso ele queira se justificar a respeito deste episódio.

Anúncios

23 comentários sobre ““Gina Indelicada” seria a maior farsa da internet brasileira?

  1. A questão é que ele é visto como uma pessoa super criativa e genial por suas respostas irônicas e etc… coisa que ele pode não ser e está ganhando audiência por usar frases de outras autorias.

    A questão não é nem plágio, a questão é que ele está com uma imagem no qual ele não é, e está ganhando dinheiro em cima de conteúdo dos outros.

    Claro que seria meio ruim a cada frase colocar quem a publicou, falou, citou, enfim… mas poderia colocar autor desconhecido ou de que não é autoria dele.

    Eu pelo menos, quando coloco frases famosas no meu face/twitter, enfim.. eu sempre tento colocar o autor no final e ganho “curtis” e “retweet”, por eu estar espalhando algo legal e não por eu estar “inventando” aquilo. Se ganhássemos publicidade só com conteúdo original, muita gente não estaria ganhando dinheiro.

    Curtir

  2. quem garante que essas frases são mesmo das pessoas que tuitaram? já que é assim o twitter deveria se chamar kibe, pq pelo menos 70% do conteúdo lá é reinvenções das mesmas coisas… já vi mta gente declarar seu tuite original, sendo que já tinha acompanhado postagens anteriores com as mesma coisa em outros perfis ou piadas de mesa de bar, inclusive alguns que reivindicam a autoria pra gina… que bobeira, fazer uma piada no twitter é fácil, quero ver é arrumar um jeito de ganhar dinheiro com isso como a gina fez, recalque

    Curtir

  3. Acompanho várias pessoas no Twitter q se dedicam a fazer piadas para aumentar sua audiência. Tem inúmeros perfis que seriam ótimos em comedia em pé. E de fato, criam piadas! Mas é uma audiencia dispersa, uns tem mil, 2mil ou muito mais seguidores. E alguns nem tem audiência, mas jogam suas brincadeiras lá. O que esse cara fez, foi indexar piadas,escolher as twitadas que achava melhor. Por isso, o acho um oportunista desonesto e que fala publicitês. Genialidade desse tipo é como a dos politicos brasileiros. Vulgo aquele que “goza com o pau dos outros”. E qualquer pessoa desonesta pode fazer o a ele fez, visto que a fonte da criatividade é alheia. A formula da safadeza é mesmo um sucesso por essas bandas. Infelizmente, as pessoas que acham que é inveja, o que na verdade é apropriação da criatividade alheia para se dar bem. A Gina andava sumida do TT e até seus tolos conhecidos de comedia estavam se perguntando por onde andava “a moça dos palitos”. Ela estava lá coletando o esforço deles para fazer sucesso. Eu vejo os caras lá se esforçando nas piadas e buscando audiência, é muita falta de caráter. Estou escrevendo isso pq sei dos caras quer me divertem no TT e não é esse palito indelicado não.

    Curtir

  4. Grande BOBAGEM tudo isso. Eu mesmo repito diariamente piadas de outras pessoas. Estas pessoas por sua vez estão repetindo de outras, que por sua vez haviam repetido de outras e outras e por aí vai. Saber quem inventou primeiro é IMPOSSÍVEL. É como uma praça de uma cidade ou um telefone público. O errado é repetir a piada e se dizer dono dela, isto sim não está certo.

    Curtir

  5. Certeza q essa galera que defende o Rickk Lopes kiba igual ele. Criar um perfil engraçadinho qualquer um cria, dificil é ter criatividade pra fazer ele ir pra frente. E isso é coisa q o Ricck não teve nao é mesmo? Usar piadas dos outros, pra fazer sucesso como se fosse dele próprio e sair pagando de gênio da publicidade, de super criativo, é um absurdo. O problema aqui é o KIBE e não a idéia “genial” dele, que por sinal, pra mim não é genial coisa nenhuma, pq convenhamos né, se não fosse os kibes a gina indelicada nem iria pra frente rs

    Curtir

  6. E quem disse que foi o “SERGINHO DO ROUPA” que inventou – ou foi o primeiro a publicar – a piadinha da parada respiratória? Se liga, pra que querer controlar conteúdo imbecil que rola na Internet? Tem coisa muito mais importante e preocupante para controlar. Se GINA INDELICADA é ou não autora das frases engraçadas, pouco importa, ela está reproduzindo uma piada. E a ideia de colocá-la na boca da GINA foi genial.

    Curtir

  7. Nossa! Quanta dor de cotovelo hein!?
    A ideia é boa, rolou um trabalho de pesquisa, e foi bem executada.
    Agora me fala, quantas vezes você já ouviu uma piada repetida?
    Aposto que os tweets também não são inéditos e fruto de algum gênio do humor.
    E outra, quando conta uma piada você começa ou termina assim “via fulado de tal”.
    Larga a mão de pegar no pé dos outros e LET IT BE!

    Curtir

  8. Gente, desde quando Tweet tem direito autoral? Se for assim ninguém mais no mundo vai poder contar piada, se não tiver sido o inventor. O único direito autoral que ele infringiu foi da marca Gina, que diga-se de passagem, adorou a página.

    Curtir

  9. è ai que você se engana Kyousuke, Existem MILHARES de leis contra isso é o mesmo que uma pessoa tenha acesso a uma coisa que não lhe pertence. de fato que ele não teve inteligencia nenhuma pois o que fez foi puro plagio, o FATO é que existem MILHOES DE BRASILEIROS que ainda compartilham e espalham essa farsa!

    Curtir

    1. Nossa, bem inteligente ele, tanto que foi desmascarado. Queria ver se copiassem uma ideia sua se ia continuar pensando assim. E, Porra, Não Precisa Usar Maiúsculas Em Todas As Palavras.

      Curtir

    2. Muita inteligência e mérito mesmo, afinal, o maior atrativo da Gina Indelicada era a foto da caixinha e não o conteúdo, né?? Nossa, sem comentários pro tipo de argumento de quem vem defender esse cara…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s