Conheça as redes sociais mais utilizadas em países do oriente

Por Raphael Ezonne

Todos nós pensamos que o sucesso de redes sociais que já se tornaram comuns entre os brasileiros, como o Facebook, Orkut e o Twitter, são usados por todos os seres humanos de nosso planeta que têm acesso à Internet, certo? Mas é errado. Por diversos motivos, entre eles a política de cada país e diferenças culturais entre ocidente e oriente, acabam influenciando as páginas da rede que habitantes de países como Japão, China, Coreia do Sul e Vietnã, acessam diariamente.

O Cherryouth visitou os sites de relacionamento que alguns dos usuários mais assíduos desses países usam para se comunicar entre si. Mesmo no ocidente, já descobrimos várias redes sociais um tanto bizarras, como o “Beautiful People” que apenas permite o cadastro de “pessoas bonitas”, à procura de um companheiro.

Na China, o serviço de internet mais utilizado entre jovens é o QZone.  Um site totalmente em mandarim e com aplicativos próprios para iOS e Android, é uma rede social criada em 2005. Ele permite que os usuários escrevam blogs , mantenham diários, enviem fotos e ouçam música. Os usuários podem personalizar o perfil do seu modo. No entanto, a maioria dos serviços Qzone não são livres.

O VK.com é o site de relacionamento mais utilizado na Rússia. O seu layout é muito semelhante ao Facebook, que tem apenas 21% da população online no país. Além da Rússia, o site faz sucesso em países como  Ucrânia, Cazaquistão , Moldávia e Belarus.

Um famoso site de relacionamento e que é utilizado na Coreia do Sul é o Cyworld. Cerca de 90% dos sul-coreanos mantém um perfil no site, segundo informações de um site australiano. Inúmeros socialites e celebridades desse país ficaram conhecidos por possuir uma conta no Cyworld, onde detalhes dos seus próximos trabalhos e das suas turnês são publicados.

No Japão, o Twitter continua sendo a rede social mais usada, apesar que não os vejo com grande frequência pela minha timeline. Mas o Mixi é muito mais usado do que o Facebook. O site é conhecido como “Orkut japonês”. O nome “Mixi vem das palavras mix, que significa mixar e da palavra em inglês I que signifca eu. É necessário ser convidado por um membro já existente. Além do mais, é necessário uma conta de email de um celular habilitado no Japão, ou de uma conta de um provedor de acesso a internet no Japão que não seja gratuito.

E por fim, conhecemos o ZingMe, um serviço semelhante as redes sociais que usamos. No Vietnã, essa coisa de site de relacionamento não é tão bem vista, porque o Facebook ficou bloqueado por um bom período, mas hoje corresponde a 37% da população que fica online. Existe um aplicativo para acessar a rede, disponível para celulares com sistema operacional iOS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s