Artista inglês cria homens de ferro em topo de prédios, na região central de São Paulo

Por Raphael Ezonne

Para quem ainda não estava sabendo da novidade e olhou as imagens deste post, pode até pensar que tem alguém querendo se suicidar. Mas não, o artista inglês Antony Gormley trouxe a sua própria ideia de Nova York, em que reproduziu homens no topo de prédios com a finalidade de sair de onde eles se encontram a todo momento, que é no chão, e deixá-los mais perto do céu, olhando um horizonte que não podemos ver porque estamos incrustados na cidade. Em uma área que vai da Praça do Patriarca até o Teatro Municipal, 27 esculturas em forma de homens, feitas de ferro e em escala real, estão solitárias no topo de prédios. Elas transformam a paisagem urbana de uma maneira discreta e instigante ao mesmo tempo.

Chamada de “Event Horizon”,  a instalação já foi exibida também em Londres, compreende ainda, 4 esculturas de homens. tendo como molde o próprio corpo do artista, espalhadas pelas ruas da região central paulistana. É um dos destaques da mostra “Corpos Presentes – Still Being”, primeira grande exposição do conceituado Antony Gormley na América do Sul, com criações dos anos 1990 e 2000, a ser inaugurada no sábado, no Centro Cultural Banco do Brasil. Vencedor do prêmio Turner, em 1994, ele também é contemplado na cidade com a mostra “Fatos e Sistemas”, preparada especialmente por sua galeria inglesa, a White Cube, que veio participar da SP-Arte 2012 e alugou um galpão de 500 m² perto do Parque do Ibirapuera.

E nessa vinda do inglês para o Brasil, que ele encontra o também artista, porém brasileiro, Cildo Meireles, que também participará do evento. Conhecido internacionalmente, Cildo cria os objetos e as instalações que acoplam diretamente o visor em uma experiência sensorial completa. Fez grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Em 2008 ganhou o Premio Velázquez de las Artes Plásticas, concedido pelo Ministerio de Cultura da Espanha, ainda em 2008, ganhou mostra na Tate Gallery em Londres, onde expõe obras e instalações com caráter político que serão expostas até janeiro de 2009.


Centro Cultural Banco do Brasil (Corpos Presentes – Still Being)
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, telefone 3113-3651.
9 h/ 21 h (fecha 2ª).
Grátis. Até 15/7.
Abertura sábado.

Anúncios

2 comentários sobre “Artista inglês cria homens de ferro em topo de prédios, na região central de São Paulo

  1. bem legal essa obra do artista, mas iria ser mais legal se quando forem vistas de cima, formassem uma imagem ou algo do tipo, ou entao se as estatuas tivessem um raio de luz que durante a noite seriam ligadas e entao formaria uma imagem no ceu….

    Curtir

  2. Muito legal quando vc percebe um desses homens em cima dos prédios vc não para de procurar os outros parece um vicio…Adorei…Parece uma invasão kkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s