Marcha das Vadias promove a manifestação de mulheres contra a violência sexual

Por Raphael Ezonne

Influenciados por um movimento semelhante no Canadá e que teve início no ano passado, a “Marcha das Vadias” acontecerá novamente no Brasil.

Em 2011, um representante da polícia do Canadá deu uma palestra em uma universidade de Toronto dizendo que as mulheres deveriam evitar se vestir como prostitutas para não serem vítimas de estupro. A afirmação deu origem a “Slut Walk”, a Marcha das Vadias, que já aconteceu em Toronto, Los Angeles e Chicago (EUA), Buenos Aires (Argentina), Amsterdã (Holanda), entre outras cidades do mundo.

A versão que acontecerá este ano em diversas cidades deve reunir milhares de pessoas, principalmente mulheres, que não toleram que sejam agredidas sexualmente, na maioria dos casos, por conta de seus trajes curtos e nada discretos.

Em Brasília, o evento ocorreu no ano passado e mobilizou cerca de 2 mil mulheres. A página do evento diz: “Se ser vadia é ser livre, somos todas vadias. E somos todas livres! Somos livres de rótulos, de estereótipos e de qualquer tentativa de opressão masculina à nossa vida, à nossa sexualidade e aos nossos corpos”.

Na capital federal e em Belo Horizonte, a “Marcha das Vadias” acontecerá no dia 26 de maio. No Rio Grande do Norte e em Campo Grande, o evento aconteceu em março pela primeira vez, e reuniu cerca de 100 mulheres. Em Pelotas, cidade do Rio Grande do Sul, também teve a marcha em março. Em São Paulo, onde se espera um número bem maior, a marcha acontecerá no dia 3 de junho, e no Rio de Janeiro ainda não foi definida uma data, mas o blog oficial do movimento divulgou uma postagem dizendo que se reuniram no mês de fevereiro, e que outras cidades se organizariam para que a manifestação ocorresse no mesmo dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s