Abra o zíper do Google!

 Por Raphael Ezonne

Parece que o Google vem impressionando cada vez mais os internautas com os “doodles” que cria para sua página principal. As animações sempre são criadas para homenagear algum personagem que foi importante na história da humanidade, o que não foi diferente na que ele disponibilizou no dia de hoje.

O gigante zíper da home-page do Google que divide a tela ao meio e que convida o usuário a “abri-lo” é em comemoração ao 132º aniversário de Gideon Sundback, criador do zíper, caso ele estivesse vivo.

Filho de fazendeiros, Gideon nasceu na Suécia e mais tarde viveu na Alemanha migrando poucos anos depois para os Estados Unidos.

O engenheiro elétrico trouxe diversos avanços para ao zíper, também conhecido como fecho-ecler no Brasil. A sua versão de 1914 era muito mais resistente a puxões laterais do que as anteriores que apresentavam a tendência de soltar-se facilmente. Ele modificou o sistema de encaixe dos elementos laterais, quase triplicou sua quantidade por centímetro e criou o deslizador em Y que unia os elementos laterais como se fossem uma única fita.

O nome zíper (zipper na grafia em inglês) foi criado em 1923 por um fabricante que incluía a invenção de Gideon em suas botas. Zíperes eram usados também em bolsas de guardar tabaco na época. Levou mais vinte anos depois disto para o zíper se tornar comum na indústria da moda.

Anúncios

Um comentário sobre “Abra o zíper do Google!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s