Síndrome de Down: Relato de um Pai Apaixonado

Por Raphael Ezonne

No dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Na teoria, este distúrbio genético é causado quando na formação do feto humano, existe a presença de um cromossomo extra total ou parcial.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

E no dia de hoje que apresento para vocês o Rafa e seu pai Marcelo. O pai já apareceu em alguns programas de televisão para mostrar o filho e o orgulho em não ter vergonha de assumir que tem um filho especial, mas não especial por causa da doença, mas pela capacidade que o menino tem em ensinar aos pais um modo novo de se viver.

Marcelo Nadur é personal trainer e mora em São Paulo junto com a sua família. Com um livro publicado, o “Síndrome de Down: Relato de Um Pai Apaixonado“, ele conta um pouco da sua trajetória, desde que o menino Rafa estava na barriga de sua mulher, Dani. Nos três primeiros meses de gravidez, o médico que acompanhava a família já havia alertado que teria a possibilidade do bebê nascer com essa condição, mas que foi encarada de frente, tanto pelo pai como pela mãe.

Além do livro, Marcelo ainda criou o blog “Síndrome de Down: Relato de um Pai Apaixonado” onde posta as aventuras de seu filho e o primeiro contato que ele tem ao conhecer coisas novas que o mundo oferece. Na descrição do blog, Marcelo diz: “Criei este blog para declarar meu amor pelo Rafa meu filho, mostrar como é lindo e feliz criar e educar um filho com sindrome de down, razão que me leva a crer que o amor de Deus sempre vence.”

Veja algumas imagens presentes no blog, do filho Rafa e seu pai, Marcelo.

7 comentários sobre “Síndrome de Down: Relato de um Pai Apaixonado

  1. Raphael esta aqui na internet e descobri seu blog, amigo n sei como te agradecer , muito lindo o q vc fez pela gente , coisa de Deus mesmo, e essas pessoas com esses depoimentos lindos , queria poder abracar todos vcs e queria muito q um dia vcs encontrassem o Rafa, obrigado do fundo do meu coraçao , bjbj.

    Curtir

  2. Olá, a minha irmã caçula, hoje com 15 anos também é especial, na verdade ela foi um presente que Deus mandou para mim e minha família, ela nos ensinou a forma mais verdadeira e singela de amar e de dar amor. Ela é quem não deixa a gente esquecer de como é bom brincar, e sorrir sempre. Eu aprendi com ela a ser melhor, a dizer eu te amo, eu sinto saudade, a abraçar, beijar e isso fez e faz toda a diferença na minha vida.

    Curtir

  3. Oi achei a história de vcs linda tenho 21 anos e uma filha de 4 anos e uma linda bebe de 1 mês e 8 dias ela tem down descobri depois de 4 dias do nascimento dela chorei, não por ter uma filha com down mas pensando no preconceito.
    Vou levar a sua história como um exemplo parabéns a nos por termos sido presenteados coms esses anjos que só nos tem amor para nos dar.

    Curtir

  4. Ameiiiiiiiiii essa matéria…realmente vcs ganharam de Deus um anjinho,,eles são muitos amorosos e sinceros ja tive oportunidades de estar próximos(filhos de amiga) e eles são maravilhosos te deixa feliz sempre pois eles distribuem abraços sem pedir nada em troca.

    Curtir

  5. DEUS ESTEJA SEMPRE COM VCES.PAI VCE FOI ESCOLHIDO POR DEUS E ILUMINADO.DEUSCOLOCOU EM NOSSAS VIDAS O AMOR FRATERNO A SABEDORIA DE DEUS.NÃO É SEMPRE O PAI ESTA COM FILHO COM SINDROME OU OUTRO PROBLEMA.FOMOS ABANDONADAS PELO MARIDO E O PAI. MAS ISSO PRA MIM NÃO FOI PROBLEMA FOI SOLUÇÃO FICAMOS LIVRES DE ALGUEM QUE NÃO VALE A PENA VIVER E AMAR UM ANJO QUE DEUS NOS MANDOU.FIQUEM COM DEUS SAÚDE AMOR E SABEDORIA DE DEUS…………………..ROSE

    Curtir

Deixe um comentário

