Fotógrafa clica Barbie interpretando grandes celebridades

Por Raphael Ezonne

A boneca mais famosa do mundo também é uma obra de arte. Pelo menos é o que a francesa Jocelyne Grivaud pensa da Barbie. A fotógrafa fez da sua paixão de infância um modelo para acabar com as críticas que cercam o brinquedo: muito superficial, muito loira e muito magra, enfim, de ser um brinquedo idealizado demais para as meninas.

Jocelyne montou um projeto fotográfico em que a Barbie tem poses inspiradas – e até inspiradoras – em pinturas, esculturas e retratos conhecidos mundialmente. Assim, a boneca ganha um verniz pop da Marilyn clicada por Andy Warhol e uma elegância sem tamanho com os colares de pérolas de Coco Chanel.

Na série há espaço também para interpretações fofas da artista, já que o sorriso tímido de Monalisa fica colorido com o batom pink da nova versão da musa renascentista ou, ainda, quando o submarino amarelo dos Beatles vira um carro rosa de quatro amigas.

Mas não só de obras populares se faz um mito. A fotógrafa escolheu também reproduzir cenas em que a boneca deixa de lado sua pose de “loira burra”. Por isso, ela encarna também Brigitte Bardot, musa da Nouvelle Vague em cena clássica do filme O Desprezo, e Sylvia von Harden, jornalista literária que foi tema de um quadro do alemão Otto von Dix.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s