Carlos Scliar: obra de artista brasileiro é exposto na Caixa Cultural Paulista

Por Raphael Ezonne

A Caixa Cultural lançou no último dia 9 de novembro, a exposição “Carlos Scliar, da reflexão a criação”, que apresenta um panorama da obra gráfica do artista gaúcho (1920-2001), com gravuras, desenhos e pinturas realizadas ao longo de seis décadas.

Filho de imigrantes, Carlos Scliar teve sua obra marcada pelo nacionalismo. Com linhas e vetores cheio de cores, o artista defendeu os ideais democráticos a partir da simplicidade de objetos e vivências cotidianas do ser humano: bules, lamparinas, velas, flores, frutas, bilhetes, lembranças,  memórias, sussurros e silêncios.

“Carlos Scliar, da reflexão a criação”, tem curadoria de Marcus de Lontra Costa, e reúne desde as primeiras gravuras dos anos de 1940, passando pelos Cadernos de Guerra, pelas gravuras gaúchas dos anos de 1950, pelos telhados de Ouro Preto, pelas serigrafias e litografias realizadas ao longo de mais de três décadas.

Scliar participou constantemente de exposições no Brasil e em todos os centros artísticos mundiais, registrando sempre absoluto sucesso. Ativista social, engajou-se em vários movimentos, como o 1º Congresso da Juventude Democrática, na Tchecoslováquia e em manifestações brasileiras, seja produzindo cartazes, seja ilustrando livros e revistas.

Gravurista por opção, apaixonou-se pela serigrafia, em cuja técnica desenvolveu várias séries. Aliás, uma das importantes características de Carlos Scliar era a sua capacidade de inovar, buscando novos materiais que lhe servissem de base e técnicas as mais variadas, desde têmpera até o acrílico, passando pelas artes gráficas. Pintou quadros, mas também fez murais e até ilustrou vários bilhetes da Loteria Federal, premiados com sua arte.


CAIXA CULTURAL PAULISTA
Condomínio Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César, São Paulo
“Carlos Scliar, da reflexão à criação”: de 09/11/2011 à 08/01/2012.
Entrada franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s