“Toy Art”: Brasileiro traz da Europa os brinquedos que não servem para brincar

Por Raphael Ezonne, adaptado de UOL

Toy arts são brinquedos para não brincar. São plataformas contemporâneas para a expressão artística ou mesmo obras de arte em si. Toy arts são pequenos ou grandes, fofinhos ou agressivos, nerds ou lúdicos. São boas opções para a composição de um ambiente “descolado” em sua casa.

O brasileiro Fernando Quines foi morar em Barcelona em 2006. Ele conta que, na época, reparou que as pessoas haviam começado a costumizar seus próprios objetos e brinquedos  para utilizá-los como peças de decoração. Aí, teve a ideia de criar o “Coco”.

“Um pouco antes de voltar ao Brasil, desenhei o Coco. Pouca gente conhecia a toy art aqui [no Brasil] e não havia artesãos para fazer o trabalho manual [de moldagem]. Depois de muita luta cheguei ao formato ideal, mantendo equilibrio e deixando a peça customizável. O Coco é um toy original em branco, o que permite que ele tenha várias identidades”, conta Quines.

 Uma das mais conhecidas empresas do ramo dos brinquedos para não brincar é a Kidrobot. Entre a série de produtos oferecidos, a Kidrobot  vende toy arts em branco a serem customizados por artistas como o britânico Chris Booker e a japonesa Aya Kakeda.

Chris apresenta suas criações no site Squink!, nele estão algumas peças lúgubres e outras vivamente coloridas entre alguns toy arts “convencionais”. O diretor de arte que começou a colecionar os brinquedinhos em 2006, logo, acabou por se dar conta de que gostaria de criar suas próprias peças. O caminho foi a pintura acrílica sobre vinil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s