Você se lembra? # 7: BIP

Por Raphael Ezonne

Durante as décadas de 1980 e 1990, o celular não era um ítem muito usado, tanto por causa da sua baixa qualidade, como também por sua acessibilidade que era quase colocada fora de cogitação por seu altíssimo preço.

Para anteceder esse consumismo intenso que vemos hoje para adquirir um destes aparelhos, o pager, também conhecido como “bip”, pelo tipo de som que emitia para alertar o usuário que recebeu uma nova mensagem,  é um dispositivo eletrônico usado para contatar pessoas através de uma rede de telecomunicações.

Ainda há pagers que usam ainda a tecnologia que foi utilizada pelos primeiros aparelhos,  geralmente têm toques de chamada muito simples, e alguns incluem um alerta vibratório.

Ficheiro:Pager teletrim.JPG

Os primeiros pagers somente dispunham de notificação por áudio, tais como uma série de “bips”, para indicar a recepção de uma mensagem. A parte contatada tinham então de telefonar para o centro de controle de chamadas para receber as mensagens de um operador ou de um dispositivo primitivo de correio de voz. Alguns modelos antigos incluíam um altofalante e receptor de áudio analógico; ao receber uma mensagem, o altofalante era acionado e o utilizador ouvia uma voz humana lendo a mensagem. Pagers posteriores usaram mensagens digitais, primeiramente numéricas e posteriormente alfanuméricas, para prover o destinatário com informações adicionais.

Modelos ainda mais recentes incluíram a capacidade de enviar mensagens num modo de mão dupla e até mesmo a capacidade de enviar e receber e-mails.

Pagers também têm vantagens em privacidade se comparados com telemóveis. Visto que um pager de mão única é somente um receptor passivo (ele não manda informações de volta para a estação-base), sua localização não pode ser rastreada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s