Você se lembra? #3: As Aventuras de Tintim

Por Raphael Ezonne

As pessoas um pouco mais velhas se lembram de “As Aventuras de Tintim”. O desenho tem nada mais, nada menos que 82 anos de idade, quando foram criados os seus dois principais personagens, o jovem repórter Tintim, ao qual dá nome ao desenho, e seu cachorro, Milu.

Criado pelo belga Georges Prosper Remi, apelidado de Hergé, os dois personagens apareceram pela primeira vez em 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens pitorescos.

As séries de histórias em quadrinhos são muito admiradas por seus desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, um estilo de desenho que utiliza linhas fortes que têm a mesma espessura e importância, em vez de ser usado para enfatizar determinados objetos ou ser utilizada para sombreamento, criado por Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras com elementos de fantasia, mistério, espionagem e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários de cunho político-culturais.

Algo que pode remeter a lembranças do passado, além de observar as imagens acima postadas, é a trilha sonora de abertura do desenho. Composta por também Tom Szczesniak, quando ouvida, mesmo por pessoas da nova geração, pode despertar uma sensação familiar. A música final dos créditos fora escrita por Ray Parker. Ouça a versão original clicando aqui, ou a versão remixada abaixo no player:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s