Masp: fotógrafo reúne 5 mil depoimentos em “6 Bilhões de Outros”

Por Raphael Ezonne

O fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand (à esquerda) está no Brasil para a exposição “6 Bilion Others”, que no Masp tem o nome de “6 Bilhões de Outros”.  Este projeto é uma sequência natural de outra realização do fotógrafo, um banco de dados com imagens do planeta visto do céu. A série, “A Terra Vista do Alto”, virou livro. Com fotos tiradas de um helicóptero, ele foi publicado em 1999, atingindo a marca de 3 milhões de exemplares vendidos. O fotógrafo organizou, então, uma exposição com as melhores imagens, que passou por 100 cidades, atraindo a atenção de 100 milhões de visitantes, o que o incentivou a desenvolver o gigantesco projeto das 6 bilhões de almas que habitam o planeta, dando origem ao nome do último trabalho.

Lançado em 2003, o projeto reuniu até o momento 5 mil depoimentos captados em 75 diferentes países, alguns escolhidos para o DVD triplo que ele lançou na França e será exibido na mostra do Masp. São pessoas comuns, que respondem a questões simples sobre suas lembranças de criança, seus sonhos e projetos futuros. Arthus-Bertrand acredita tanto no poder mobilizador desses depoimentos que até fundou, em 2005, uma organização filantrópica dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável.

Descendentes de africanos, os próprios africanos, poloneses e enfim, brasileiros. Muitas raças e nações participaram e ainda participam, pois o projeto estando em aberto, será capaz de colher ainda mais depoimentos, dando significado a palavras e expressões características destes lugares.

______________

6 Bilhões de Outros
Masp (Avenida Paulista, 1.578 – Cerqueira César)
Das 11h às 18h; quinta das 11h às 20h; não funciona às segundas-feiras

R$ 15 (terça grátis)
De 20/04/2011 a 10/07/2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s