Nova calça jeans promete oferecer benefícios à pele

A presença da manteiga da semente do Cupuaçu participa do processo de amaciamento do tecido e promete hidratar as pernas de quem o usa

Uma calça jeans foi a sensação da 17ª edição do Rio-à-Porter, encerrado no último dia 13. O evento, que acontece paralelamente à programação de desfiles do Fashion Rio, reuniu 168 expositores, que mostraram as suas novidades.

Mas não foi o caimento da peça ou o corte original que chamou a atenção. e sim a proposta inovadora do produto. A calça, lançada pela grife Raiz da Terra, promete deixar as pernas de quem a usar hidratadas, além de proteger a pele contra os raios ultra-violeta.

De acordo com Cassius Pereira, um dos criadores da marca, o efeito, aparentemente miraculoso, é obtido por meio da utilização da manteiga da semente do Cupuaçu, que é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira, o cupuaçuzeiro.

Ele ainda lembra que, para garantir o efeito prometido, é necessário lavar as peças de maneira indicada nas etiquetas, porém, após vinte e oito lavagens, a eficácia da manteiga de Cupuaçu vai diminuindo, pelo simples motivo do tecido não possuir nenhum fixador artificial, evidenciando o uso integral de produtos naturais.

Ele ainda lembra que a experiência de aplicar elementos naturais em tecidos já foram usados anteriormente e expostos ao público em forma de desfiles de moda. Linhas, malhas e moletinhos receberam por  várias vezes os excêntricos produtos, e desta vez deu prioridade ao jeans.

A marca produz apenas roupas feitas de tecidos naturais, reciclados ou orgânicos, pois ele afirma que a proposta dos criadores é criar vestimentas diferenciadas e ecológicas, acima de tudo.

Sendo o principal elemento utilizado para obter os benefícios prometidos, o Cupuaçu é usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o país. Doces à base de cupuaçu são também muito usados, tais como o creme, compotas, geleias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o “vinho”, sem álcool, e licores. É da família do cacau.

Para a dermatologista Thais Pepe, a novidade parece convidativa, mas não é agradável receber resultados fantásticos em relação à hidratação cutânea, pois nada substitui o uso frequente de cremes hidratantes e de óleo corporal diariamente. A dermatologista Bianca Gastaldi diz o mesmo, e afirma que a proposta, mesmo sendo interessante, não é conhecida pela sociedade médica. Ela acredita que funciona, principalmente em roupas justas, mas a concentração de substâncias que entrem em contato com a pele dessa forma, terão um benefício menor do que utilizando um produto tópico específico.

Quando o assunto é proteção solar, ambas são unânimes em suas afirmações. Existem vários testes que comprovam a eficiência do tecido com proteção solar, sendo algo que já é reconhecido e recomendado, mas sendo necessário a aplicação frequente deste, dependendo do tempo de exposição sob o sol.

Cassius Pereira, um dos criadores da marca, diz que é extremamente importante o uso de elementos naturais nos tecidos, pois acha que o mundo está cada vez mais preocupado com a questão ambiental, fazendo o homem buscar novas alternativas para levar o conceito de sustentabilidade, que agora é transferido para a moda.

O preço da calça hidratante varia entre R$ 209 a R$ 219. Os jeans e as outras roupas que levam o banho de cupuaçu podem ser encontrados em versões masculinas e femininas, disponíveis em marcas diversas no país. Mas Cassius não pretende parar por aí, e promete que a marca vai continuar fazendo moda de maneira ecológica.

Trabalhamos com mais de 15 tipos de fibras orgânicas e/ou recicladas e continuamos investindo em novas descobertas na área. O mundo está cada vez mais preocupado com a questão ambiental e, devemos buscas alternativas para levar o conceito de sustentabilidade para a moda.

Por: Raphael Ezonne

Anúncios

Um comentário sobre “Nova calça jeans promete oferecer benefícios à pele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s