Arte urbana está disponível em museu virtual

Blog expõe grafites nos pilares de elevado no centro de São Paulo

Adaptado de Jornal Agora São Paulo/ Paula Maria Prado

Para registrar e preservar a arte presente nos pilares do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como “Minhocão” na região central de São Paulo, foi criado o blog Museu do Minhocão.

Há dois anos no ar, o blog mostra grafites que estão ou estiveram sob o elevado, principalmente depois de a Prefeitura de São Paulo ter ordenado a pintura dos pilares com tinta antipichação, que permite a retirada dos desenhos com água e sabão, desde novembro do ano passado.

A publicitária Cleo Kesslan, criadora do projeto junto com o professor de marketing Christophe Christopher, disse:

Tivemos a ideia de montar o blog para preservar essa arte, até pelo fato do seu desaparecimento ser precoce. É uma arte de rua, sujeita às intempéries. […] Minha paixão pela arte de rua surgiu quando comecei a fotografar grafites no elevado”.

Sem curadores ou regras, o museu virtual só tem um problema: classificar as obras. Muitas dos grafites não possuem um autor reconhecido através de sua assinatura, o que apenas o tempo consegue dizer quem foi o responsável por tal obra, e assim, a classificação foi se formando.

Com fotos e textos, os posts carregam sempre o ponto de vista dos artistas. No blog também há links para galerias de grafiteiros na Internet, além de notícias relacionadas a grafite. Para quem ainda confunde pichadores com grafiteiros, Cleo explica:

A pichação é um movimento de reivindicação, performático, onde as letras são uma confirmação de território. Já o grafite é o desenho e a forma. O grafiteiro se expressa em seus desenhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s