rua augusta vira galeria de projeções

Intervenção acontecerá nos prédios da Augusta com projeções de videoartistas de todo o mundo

“Sobe Augusta, desce Augusta”. Muitos dos indivíduos que estão lendo este post já fizeram isso, ou mesmo conhecem esta expressão. Rodeada de baladinhas, barzinhos e lojinhas tão gostosas de frequentar, que descrevemos a tão conhecida Rua Augusta, na região da Avenida Paulista, que agora conta com outra novidade que durará apenas três dias, nas badaladas noites do lugar.

O Video Guerrilha, nome das projeções nos prédios, se concentra entre as ruas Fernando de Albuquerque e Marquês de Paranaguá, sempre a partir das 20h. (Imagem: TV Globo)
Alexis trouxe ao Video Guerrilha, artistas de várias nacionalidades, inclusives de brasileiros. As imagens podem ser fotografias, grafittis virtuais e outros tipos de arte urbana. (Imagem: TV Globo)

Você já pode ter visto em outras ocasiões, intervenções semelhantes como estas, mas o que o primeiro VJ brasileiro, Alexis Anastasiou está retratando desde quinta (11/11) é algo inovador. Projetos de artistas como os brasileiros Caur e Rafael Highraff, o angolano Miguel Petchovsky, a espanhola Elena Pérez Hernández e a holandesa Rosa Menkman compõem a mega projeção que estará disponível nos prédios antigos da rua, e que trará o grafitti virtual, imagens abstratas e até fotografias de lugares.

Alexis Anastasiou é considerado o primeiro VJ brasileiro, e é o idealizador da mostra de imagens de artistas do mundo todo projeatadas nos prédios da Rua Augusta. (Foto: Divulgação)

“O Vídeo Guerrilha é uma mega intervenção artística na arquitetura de São Paulo, realizada de forma coletiva por criadores de diferentes partes do Brasil. Queremos explorar as possibilidades de intervenção e mudanças no espaço urbano através de instalações, grafitti e projeção de imagens em tamanhos gigantescos. Traremos para São Paulo um formato inovador, onde as atrações principais não estarão confinadas em palcos, tendas ou salas de concertos. A própria rua e os próprios prédios serão o palco principal. Serão três dias de Mega Projeções em prédios e intervenções artísticas na Rua Augusta, entre as Ruas Costa e Marquês de Paranaguá. Haverá interação de diferentes vertentes da arte-mídia contemporânea e da arte de rua, expondo desde trabalhos de mapping e arquitetura mapeada, passando por interações com realidade aumentada, grafitti virtual e criações coletivas entre artistas visuais e VJs, além de um espaço voltado para estudantes e novos artistas. É um projeto que pretende promover o intercâmbio artístico, cultural e profissional de artistas de diversas regiões do Brasil e também de outros países”, disse o criador da intervenção no site do Video Guerrilha, que é o nome do projeto que está trazendo à São Paulo as belas luzes e cores.

 

No site do Video Guerrilha, é possível assistir alguns dos trechos das projeções sobre os prédios, feitos nos primeiros dias da mostra. Clique aqui para visualizar.

Por: Raphael Ezonne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s