artista plástico brasileiro está em exposição na paulista

Arte pop: Thiago Cóstackz propõe o questionamento de temas polêmicos e de referências históricas, dentro de um roteiro expositivo

Quem já faz a “via sacra” na Avenida Paulista em São Paulo, já deve ter visto a exposição que o artista Thiago Cóstackz está fazendo no piso térreo do Shopping Center 3. Quem passa pela entrada e vê um segurança na porta, fica até com receio de entrar, mas lá dentro guardam grandes surpresas das obras dele.

Thiago Cóstackz é nascido em Natal em 23 de Agosto de 1984, e  é um artista plástico brasileiro de origem tcheca e indígena. Já fez várias mostras em cidades como São Paulo, Praga, Santiago e Nova York. Graças ao seu envolvimento com as causas sociais e ambientais tem desenvolvido diversos projetos que buscam incluir socialmente pessoas através da arte, cultura e da conscientização ambiental.

Ao lado de Felipe Massa é o único brasileiro patrocinado oficialmente pela marca alemã Puma. O artista lançou também um perfume: Hugo Element da Hugo Boss, marca que também o patrocina. Uma de suas exposições é a “Mitos e Ícones”, que tem como objetivo a criação do primeiro Museu de Arte Contemporânea sustentável do Norte e Nordeste do Brasil, sediado em Natal (RN) e conta com o apoio de 16 celebridades tais como Carolina Dieckmann, Fernanda Tavares, Isabella Fiorentino, Carmo Dalla Vecchia, Paulo Zulu, Carlos Casagrande, entre outros.

Cóstackz, após receber cerca de 75 mil pessoas em sua última exposição, foi à Europa fechar parcerias e buscar obras doadas para o Museu de Arte Contemporânea Sustentável, que ele deve abrir este ano. Além de ter fechado seu calendário europeu de exposições para 2010, que passará por Londres, Paris e cidades da Suíça, nesta viagem ele foi recebido por Simone do Prado no Castelo de Yverdon, em Yverdon-les-Bains na Suíça.

A exposição “Tsunami vs Terremoto” acontece no Shopping Center 3, em São Paulo até 25 de novembro, com entrada gratuita.

O que rainhas, tsunamis, maçãs, Buda, cientistas, gosmas rosas e alienígenas têm em comum? É com esta pergunta inicial que o artista abre a mostra para instigar o visitante não a uma, mas a múltiplas respostas sobre o que significa ser um habitante no planeta terra em 2010 ou, numa linguagem metafórica, descobrir quem ou quais seriam os verdadeiros “tsunamis sociais”. “Charles Darwin, Lady Gaga, Stephen Hawking, um Santo ET, a tecnologia, ou uma savanização da Amazônia – abalo muito maior do que um Tsunami vs Terremoto?” indaga Cóstackz.

Em uma área de mais de 300 metros quadrados, totalmente projetada com materiais sustentáveis do piso ao teto, em parceria com Revestimentos Eliane, o artista traça um roteiro expositivo conduzido por diversidades de formas. Esculturas, pinturas, instalações, manifestos ambientais, body arts, vídeos, interferências em frascos de perfumes Donna Karan, entre outros elementos, se intercalam em módulos que reproduzem espaços palacianos do século XVII ou áreas futuristas com paredes “optical” do século XXI.

Em sua arte pop surrealista, além de muita ironia, Cóstackz privilegia as cores fluorescentes, puras, os contornos milimetricamente marcados, o uso exclusivo de madeira certificada, tinta não poluente a base de água, tecidos ecológicos e reciclados.

Com a sua irreverência que não dispensa o luxo, Cóstackz vem atraindo em seus projetos no Brasil ou no exterior apoios de peso, marcas nacionais e internacionais como Revestimentos Eliane, Donna Karan, MAC e Puma, entre outras.

Exposição “Tsunami vs Terremoto”
Período: de 27de outubro a 25 de novembro
Das 10h às 22h. Grátis
Local: Shopping Center 3
Endereço: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César
Telefone: (11) 3285-2458

Por: Raphael Ezonne

Anúncios

Um comentário sobre “artista plástico brasileiro está em exposição na paulista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s