o número de compras coletivas pela internet cresce assustadoramente

Pessoas estão fazendo mais compras coletivas para ganhar mais descontos. Você curte?

Ah se não é  o velho e bom desconto. Andando pelo Brasil, descobrimos que ele pode se transformar em “pechinchar”, “chorar”, não sei quantos “% off” e outras expressões que fazem o nosso dia sem a gente perceber, e que na maioria das vezes, com uns trocados a mais no bolso (o que todo mundo adora).

Mas se você não sabe, você mesmo que gosta de ter alguma vantagem no final do mês e mesmo assim gosta de aproveitar de todas as oportunidades, saiba que a moda agora não é namorar pelado: são as Compras Coletivas. Entenda melhor como funciona.

Uma padaria badalada no Rio de Janeiro havia perdido muito de seus clientes, por conta dos altos preços, porém bem localizada. Para que o lucro não tivesse uma grande queda, resolverem divulgar seus produtos em um desses sites de compras coletivas. Para se ter uma ideia, até as onze da manhã de um dia normal, eles vendiam cerca de 30 pizzas. Com os anúncios de desconto no site e com a maior procura de clientes, o número de clientes até este mesmo horário pulou para 92. Um crescimento matutino de 32,6%.

Mas as variedades de produtos não para por aí. Nesses sites é possível comprar eletrodomésticos, massagens, eletroeletrônicos e qualquer tipo de produto perecível, desde que o cliente compre na data certa e apresente o cupom da compra no dia que a promoção está vigorando.

Da esquerda à direita: Júlio Vasconcellos, em parceria com Emerson Andrade e Alex Tabor foram os líderes do tipo de segmento no Brasil. Após o estouro dos sites de compras coletivas no exterior, eles criaram o Peixe Urbano.

A ideia começou nos Estados Unidos, no início de 2008, e já se proliferou pelos quatro cantos do mundo. O precursor do negócio no Brasil é o Peixe Urbano que vemos sendo divulgado pelas redes sociais, que iniciou suas atividades em março deste ano, mas existem outros 12 sites semelhantes em dez capitais brasileiras. Na China, por exemplo, o número de sites de compra coletiva já ultrapassa os 400, e um deles já conseguiu fazer uma venda de 99.000 unidades de apenas um produto.

Com quase trinta anos de idade, o jovem Andrew Mason é o criador da ideia no mundo. Estima-se que o “Groupon”, que é o seu site de compras coletivas arrecade US$1bilhão já no próximo ano. Sem jamais estudar nenhum tipo de linha de programação, Andrew pode ir ao livro dos Recordes por ser dono de uma empresa que alcançou o primeiro bilhão mais rápido no mundo.

Viver em um mundo onde as pessoas podem usufruir dos produtos mais baratos em um país onde alimentos e o acesso a diversos benefícios estão completamente fora de cogitação, é um passo positivo para a economia brasileira. Afinal, todas as partes saem ganhando: o consumidor com os altos descontos, a empresa que divulga seus produtos quando sente o aumento da oferta e da procura e o site que os divulga, que tem uma grande parcela de lucro mediante o número de pessoas que fizeram a compra. Confira alguns dos produtos que estão disponíveis à venda nesses sites.

Oferta de Limpeza de Pele com 60% de desconto em Belo Horizonte, no Peixe Urbano.
Promoção de Caixa de bombons por menos da metade do preço, na Imperdível São Paulo
Spa de pés e mãos com 74% de desconto, na Agrupe
Espetáculo no Teatro Ruth Escobar em São Paulo com 60% de desconto no Tripular.

O Cherryouth seleciona para você os sites mais visitados nas compras coletivas no Brasil. Os dados foram levantados em 19 de julho de 2010:

Peixe Urbano – Pioneiro no Brasil, atua em várias capitais brasileiras;

Clickon – Atua em diversas cidades;

Coletivar – Atua apenas na capital paulista;

Ofertadia – Atua apenas na capital paulistana;

Wego – Atua apenas na capital paulistana;

Clubeurbano – Unidade da americana Groupon que é precursora do segmento no mundo. Atua em várias cidades;

Ofertaunica – Atua apenas na capital paulistana;

Imperdível – Atua em diversas cidades;

Agrupe – Atua apenas na capital paulistana;

Ofertax – Atua apenas na capital carioca;

Cupomvcvai – Atua apenas na cidade de Campinas, em São Paulo;

Citybest – Atua em diversas cidades;

Zipme – Seleciona todas as ofertas dos sites acima citados, mostrando promoções do dia e por cidade.

 

Agora? Boas compras!

Por: Raphael Ezonne

Um comentário sobre “o número de compras coletivas pela internet cresce assustadoramente

Deixe um comentário