produção, isso aqui não me convenceu

Idade dos atores de novelas não condiz com possível parentesco entre seus personagens

Aquela frase que sempre dizemos “Só acontece em novela, mesmo”, mais uma vez pode ser usada nesta situação. No dia-a-dia, estamos acostumados com a grande diferença de idade entre parceiros em um relacionamento, ou então em pessoas que tem tal idade mas não aparentam. Mas neste caso, o que está acontecendo em algumas novelas da Globo está se tornando um absurdo teledramático, deixando as tramas inverossímeis.

Na novela teen “Malhação”, por exemplo, encontramos a atriz Cris Nicolotti, aquela que cantou a tão conhecida canção “Vai Tomar no C*” e que foi imitada por tantos outros cantores. Cris é mãe de Helena Ranaldi na trama, o que ainda não convence muitos telespectadores, sendo que a mãe tem 52 anos e a filha, 44.

Agora na trama das seis, “Araguaia” que estreou na última semana também traz outros problemas quanto a idade dos atores e o parentesco dos personagens: Regina Duarte que faz o papel de uma velha senhora que é mãe de Edson Celulari tem apenas 11 anos de diferença. Edson ainda é pai de Murilo Rosa na novela, que tem 40 anos de idade, uma diferença de 12 anos.

Finalizando em “Passione”, novela de Silvio de Abreu, encontramos mais algumas dúvidas quanto a este problema. A personagem de Cleyde Yáconis que faz o papel da mãe do falecido personagem de Mauro Mendonça tem apenas 8 anos de diferença: Cleyde tem 87 anos de idade e Mauro 79. E ainda não para por aí: a personagem de Fernanda Montenegro que é viúva do de Mauro Mendonça possui apenas 7 anos de diferença da idade da sogra, personagem de Cleyde.

Esses problemas são normais de acontecer, sendo que a idade dos personagens não precisa ser necessariamente a mesma dos atores que os interpretam, mas realmente está cada vez mais difícil de não misturar as coisas, sendo que a aparência cada vez mais jovial dos artistas estão sendo complicadas de serem ignoradas durante a interpretação.

Diretores ajudam principalmente para que os próprios atores não se confundam na hora de dividir a cena com pessoas que possuem idade diferente das que estão sendo expressadas. Jorge Fernando, diretor de núcleo de “Ti Ti Ti” tem ajudado a jovem atriz Carolina Oliveira que fez o memorável seriado “Hoje é Dia de Maria”, onde dava os primeiros passos como atriz.

A jovem Carolina Oliveira iniciou seu trabalho na Globo em “Hoje é Dia de Maria“, que teve sua sequência após estrondoso sucesso.

Ela diz que Jorge Fernando tem a ajudado, porque sua personagem é mais velha que ela, e mantinha um relacionamento com o personagem de Humberto Carrão, que tem 19 anos. Carolina tem 15.

Carolina confessa que se sente um pouco confusa por conta da situação de manter relacionamento na novela com Humberto Carrão, mas que é ajudada pelo diretor Jorge Fernando

Certos detalhes são incompreensíveis para o telespectador, que deve analisar apenas a história em si. Na realidade, conhecemos muitos desses abusos na idade, mas que são levados como algo normal, sem preconceito. Mas o que pode acontecer nas novelas, um figurino e uma boa maquiagem podem solucionar esse quebra-cabeças.

 

Por: Raphael Ezonne

Anúncios

2 comentários sobre “produção, isso aqui não me convenceu

  1. É.. tem certas histórias que não convencem mesmo.. eu tinha reparado essas diferenças mínimas de idade esses dias, e agora conferi aqui. Mas como vc mesmo disse, um figurino e uma boa maquiagem resolvem tudo! hehe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s