os primeiros 60 anos da televisão no brasil

Com muito orgulho (ou não), a televisão brasileira comemora os seus 60 anos. O que mudou desde a sua inauguração?

Você assiste histórias que poderiam se passar na casa de qualquer um, se emociona com elas e interage com seus sentimentos e os que são passados na telinha. Se informa e ainda tem dicas de como manter a casa em ordem. Há poucos dias de completar os seus sessenta anos, a televisão brasileira mostra que mudou bastante: ampliou sua tecnologia e os lugares que estava atuando, e está levando cada vez mais, cultura e o Brasil que muitos brasileiros não conheciam.

Assis Chateaubriand morreu alguns anos depois da televisão engrenar no Brasil, e não acompanhou o sucesso que se tornou

Inaugurada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960, destacando-se como jornalista, empresário e político. Foi também advogado, professor de direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Assis Chateaubriand queria aumentar seu conglomerado de mídia Diários Associados, e para isso, resolveu trazer a televisão para o Brasil. Como na época o equipamento não era produzido no país, toda a aparelhagem teve de ser trazida dos Estados Unidos.

Junto aos seus funcionários, foi buscar todos os equipamentos que chegaram por navio no porto de Santos no dia 25 de março de 1950, no litoral do estado de São Paulo. Os equipamentos eram todos encomendados da Radio Corporation of America. Antes disso, já havia realizado uma pré-estréia com uma apresentação do Frei José Mojica, um padre cantor mexicano. As imagens geradas não passaram do saguão do prédio dos seus Diários Associados, que possuía alguns aparelhos de televisão instalados.

Em 10 de setembro, é realizada uma transmissão pela TV Tupi ainda em sua fase experimental. O conteúdo exibido era um filme onde o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas relatava seu retorno à vida política.

A TV Tupi entrou no ar logo nas primeiras horas que a Televisão no Brasil foi inaugurada, mas foi fechada e deu origem ao SBT. O prédio onde se instalava, é agora os estúdios da MTV Brasil.

Então, no dia 18 de setembro de 1950, Assis realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo, PRF-3 TV. O transmissor de televisão comprado da RCA foi colocado no topo do prédio Banco do Estado de São Paulo. As imagens são geradas a partir de um estúdio localizado na Rua 7 de Abril, no centro da cidade. Uma célebre frase é dita por uma jovem criança de 5 anos de idade: “está no ar a televisão no Brasil”. O logotipo do canal era um pequeno índio, e a garota estava vestida a caráter.

Na época a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera. Como não haviam televisores ainda em São Paulo e nem outro lugar do país, Chateaubriand espalhou 200 aparelhos em lugares “estratégicos” da cidade de São Paulo.

Anos depois, com a popularização da televisão no Brasil, novas emissoras foram surgindo, e nascia também a concorrência entre si. O preço dos aparelhos de televisores era muito alto no país, portanto nem todos tinham acesso. Logo após o nascimento da Tupi, em 1953 nascia a TV Record, que passou a ser Rede Record anos mais tarde. A Rede Record de Televisão atualmente é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Carvalho, sendo agora a mais antiga emissora de TV em atividade do país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia ao Grupo Silvio Santos, foi vendida ao empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. É a segunda maior rede de televisão do Brasil, atrás apenas da Rede Globo.

Com sua principal sede situada no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, ela conta com outras instalações no Rio de Janeiro, no complexo de teledramaturgia batizado de RecNov

O estilo da Record atualmente foi muito modificado: é baseado no padrão Globo com artistas que eram da emissora carioca, porém com uma linguagem mais popular, mas mesmo assim, perdeu sua essência. Ela era lembrada principalmente pelos grandes musicais que transmitia, levando grandes artistas e nomes da música que o Brasil ainda se lembra até hoje.

Artistas como Ronald Golias, Hebe Camargo, Fausto Silva e até Jô Soares chegaram a trabalhar nesses tempos de ouro da televisão, que se modificou radicalmente, e se baseia apenas agora na programação jornalística e de entretenimento.

Hebe Camargo, a maior apresentadora do país,  junto a Ronald Golias, já falecido, em uma apresentação de Romeu e Julieta

Doze anos depois, nasce o império que é odiado por muitos nos tempos que vivemos, e também na época que foi inaugurada: A Rede Globo é fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. Atualmente, a cadeia é a maior de toda a América Latina e a quarta maior emissora comercial do mundo; a nível mundial perde apenas para as americanas ABC, pertencente à Walt Disney Company, CBS, pertencente à CBS Corporation, e NBC, pertecente à NBC Universal, e é assistida por 120 milhões de pessoas diariamente. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.

Ela é conhecida mundialmente pelo profissionalismo que exerce na maioria de seus trabalhos, com profissionais de extrema qualidade e grandes investimentos em tecnologia e funcionários.

Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infra-estrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros para o  funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000.

Joseph Wallach e Roberto Marinho: apesar do procedimento de aplicar seis milhões de dólares ser ilegal, nada impossibilitou o progresso da emissora carioca

O acordo foi considerado ilegal, pois a Constituição Brasileira naquela época proibia qualquer pessoa ou empresa estrangeira de possuir participação em uma empresa brasileira de comunicação. O acordo foi investigado por uma CPI em 1967. Como uma tentativa de legalizar o acordo, mencionava-se claramente nos termos deste que a Time-Life ou Time Inc. não tinha o direito de participar ou de interferir na administração da Globo. Na prática, Time-Life possuía grande influência dentro da Globo: Joseph Wallach, o ex-diretor da Time-Life na Califórnia, se tornou um diretor executivo dentro da Globo.

Chamada de “A Fábrica dos Sonhos” pela própria empresa, o Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá), com 4 milhões de metros quadrados, empregando mais de 7000 funcionários

As novelas que se tornariam o carro-forte da Globo, se popularizaram com o passar dos tempos, tanto em território nacional como no exterior. A novela “Sinha Moça” por exemplo, é a telenovela brasileira que foi mais vezes exportada para fora, em cada país se associou um nome. Na França, tinha o nome de “Mademoiselle“, e entre outros seriados e minisséries que foram constituídos. A Rede Globo está no livro “Guiness Book”, o livro dos Recordes, como a emissora que mais fez novelas no mundo: está alcançando a marca de 300.

Em 2009, a novela “Caminho das Índias” escrita por Gloria Perez, recebeu o prêmio Emmy, na categoria “Melhor Novela do Mundo”

 

Esse estrondoso sucesso, fez com que o patrão do SBT, abreviação de Sistema Brasileiro de Televisão, começasse a montar novelas também, em um complexo bem menor que o da Globo. A Record, por exemplo, comprou estúdios que Renato Aragão tinha, e montou o RecNov, o segundo maior estúdio de televisão do País. O SBT, rede de televisão aberta brasileira formada por emissoras afiliadas ou pertencentes ao empresário e apresentador Silvio Santos, já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT só foi usada anos depois. O Complexo Anhanguera é o quarto maior estúdio de criação e produção da América Latina. Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi SP), o canal 5 de Porto Alegre(ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).

Nos anos 1990 a emissora teve um crescimento marcante e foi assim até 2001, quando lançou o slogan “SBT, na nossa frente só você”. O SBT transferiu suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT da Anhanguera, também conhecido como “Complexo Anhanguera” dada sua localização na Rodovia Anhanguera, que custou em torno de 120 milhões de dólares.

Artistas como Gugu Liberato, Marília Gabriela, Adriane Galisteu, Eliana e outros fizeram parte da programãção da emissora por diversos anos, tudo planejado como o senhor Silvio Santos queria que tudo fosse. Uma das características dele é sua autorietariedade, mas é flexível em outros momentos, se mostrando um homem brilhante: nasceu como Senor Abravanel, é um administrador de empresas,apresentador de televisão e empresário brasileiro – dono do Grupo Silvio Santos (que inclui inúmeros negócios como o Baú da Felicidade e o Banco Panamericano) Braspag e do Sistema Brasileiro de Televisão. Como apresentador do duradouro Programa Silvio Santos, um dos programas mais antigos da televisão brasileira, tornou-se um dos mais consagrados e queridos ícones da televisão e do público brasileiro, sendo considerado um dos maiores empreendedores e comunicadores da história da televisão brasileira.

Um dos maiores ícones da Televisão Brasileira, se não for o maior, Silvio Santos é a própria televisão, e vem apostando em Maísa, peça chave da emissora atualmente

Durante o processo de expansão da televisão brasileira, emissoras menores e com menor audiência, porém com conteúdos de qualidade também foram tomando conta do país: a Rede Manchete também era famosa pelas novelas, que hoje são reprisadas no SBT. Foi fundada em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch que permaneceu no ar até o dia 10 de maio de 1999, que agora se torna a RedeTV!

É bom lembrar de como a televisão foi criada, e como ela passou por diversas modifcações, porque o público foi mudando, e para acompanhar isso, ela teve de reinventar a maneira de como você quer vê-la.

Parabéns!

Por: Raphael Ezonne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s