São Paulo se prepara para a 14ª Parada Gay de sua história

“Vote contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!” é o tema para a mobilização deste ano

Cruzamento da Av. Paulista com Rua Augusta: Conjunto Nacional enfeitado para a Parada

A parada gay de São Paulo já acontece desde 1996, mas além de ser uma festa multicolorida e atrair milhões de pessoas do Brasil e do mundo, é a maior mobilização LGBT do planeta em termos de arrecadação e de números de pessoas que aderem.

Espera-se para este ano cerca de 3,2 milhões de pessoas e um faturamento de R$ 200 milhões, que é uma receita favorável e muito grande se comparado com outras datas festivas do nosso calendário.

Príncipe indiano Manvendra Gohil esteve na Parada Gay em 2009

A motivação da festa é de combater o sentimento de vergonha sentido por muitos homossexuais, ou mesmo por grupos geralmente de religiosos conservadores que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso, além de alertar as pessoas que o preconceito não deve existir com indivíduos de orientação sexual diferente das que lhes cabia, sendo pessoas como qualquer outras, e que o fato de gostar de pessoas do mesmo sexo não influencia em nada no relacionamento com outras, um mérito que está sendo conquistado aos poucos, pois com o auxílio da mídia em várias ocasiões, como em novelas, filmes e músicas, estão abrindo cabeças e se tornando algo habitual para quem mora em grandes cidades, principalmente.

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a dar o beijo gay, mas a TV Globo não autorizou exibição

    Exemplos disso estão na novela “América” onde Júnior, personagem de Bruno Gagliasso, era homossexual e não conseguia admitir para sua mãe, se tornando um dos personagens mais influentes e que deram o primeiro passo para que esse obstáculo fosse ultrapassado. Uma novela assistida pela família, em horário nobre, algo impossível para a época.

  • Do diretor Aluizio Abranches, “Do Começo ao Fim” foi outro fato histórico para o cinema brasileiro. A história provocou polêmica em diversas classes sociais, onde dois irmãos, papeis de João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso, que são filhos de pais diferentes, se apaixonam e vivem um romance jamais visto antes. Quebrando barreiras, sua estreia foi na mesma semana do americano “Lua Nova” e ficou em sexto lugar na semana de sua estreia, outro fato relevante.

  • O seriado musical “Glee”,  assistido principalmente pelo público gay, demonstra sua afinidade pelo público. O ator Chris Colfer assumiu sua homossexualidade, assim como seu personagem. Mas no seriado, ele não é o único: a atriz Jane Lynch se casou esta semana com uma psiquiatra, em Massachusets, nos Estados Unidos.

    Sem esquecer o famoso “O Segredo de Brokenback Mountain”, que retrata o complexo relacionamento romântico de um casal homossexual na Região Oeste dos EUA entre 1963 e 1981.

Heath Ledger e Jake Gyllenhaal fazem o papel principal do filme

As pessoas se encontrarão no Museu de Arte de São Paulo, o MASP, na Avenida Paulista ao meio dia, e vão seguir para a Rua da Consolação, terminando o trajeto na Praça Roosevelt que, durante o percurso terá 17 trios elétricos de pura animação.

Exibir mapa ampliado

A Prefeitura da Cidade de São Paulo investiu cerca de R$ 1 milhão em segurança: 1,4 mil policiais, entre eles militares e civis, helicóptero da PM, câmeras e bases móveis que seguirão a passeata são investimentos importantes para que nada aconteça fora do planejado.

Por: Nat Ramacciotti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s